/ Home / curiosidades / Saúde

Conheça a Ciriguela e seus benefícios para a saúde

A ciriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo.

A ciriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes.

Ainda pouco conhecida, a ciriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.


O fruto possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Os frutos possuem uma fina película, de cor verde, amarela ou vermelha, dependendo da fase de maturação e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto da ciriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da ciriguela é bastante doce.

Cultivo de Ciriguela

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.

A ciriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.


Propriedades e benefícios à saúde

A ciriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade.

A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na ciriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.

A ciriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.


Escrita correta
Siriguela, seriguela, ceriguela ou ciriguela?

A forma correta de escrever o nome da fruta é ciriguela, com "ci".
A escrita correta (isto é, a ortografia) de uma palavra é definida por sua etimologia (isto é, pela origem da palavra). E o nome dessa fruta, como a própria fruta, nos veio da América hispanófona, onde a fruta é chamada de ciruela (originalmente, o nome da ameixa em espanhol). A intrusa letra g, não etimológica, já apareceu no próprio espanhol (língua em que é normal a aparição dessa letra antes de ditongos começado por u), como mostram o uso da variante cirgüela no México, em Honduras, no Equador, na Colômbia, no Chile, etc.

Confirmado! Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira será a nova série da Netflix


Você já ouviu falar do The Interlace?


Pais e filhos, e não é a música do Legião Urbana


8 famosos brasileiros que juram ter visto óvnis ou alienígenas


10 móveis que são pra lá de criativos


Fake - O agregador de links mais Original da Net

Fotos de celebridades antes e depois
16 Roupas chocantes de celebridades em eventos 16 Roupas chocantes de celebridades em eventos
Saida Mickeviciute
Saida Mickeviciute, a incrivel maquiadora de 19 da Lituânia Saida Mickeviciute, a incrivel maquiadora de 19 da Lituânia
tatuagem bizarra que as pessoas tem coragem de fazer
Tatuagens bizarras, algumas nem tanto. Você teria coragem de fazer alguma dessas? Tatuagens bizarras, algumas nem tanto. Você teria coragem de fazer alguma dessas?
Fernanda Vasconcellos na vip
Veja Fernanda Vasconcellos como você nunca viu antes Veja Fernanda Vasconcellos como você nunca viu antes
Roupas chocantes das celebridades
8 famosos brasileiros que juram ter visto óvnis ou alienígenas 8 famosos brasileiros que juram ter visto óvnis ou alienígenas
coisas de cozinha
18 jogadores com uma vida luxuosa e as vezes extravagante 18 jogadores com uma vida luxuosa e as vezes extravagante

Wete
[Valid RSS]
Aglomerando - Agregador de conteúdo
GeraLinks - Agregador de links