/ Home / curiosidades / Interessante

O certo é biscoito ou bolacha?

Afinal, é biscoito ou bolacha? Ambos são corretos, mas biscoito entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor.

Afinal, é biscoito ou bolacha? Ambos são corretos, mas biscoito entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil.

O país é atualmente o 2° maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil tonelada fabricada por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos(Anib). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.

Duelo de titãs

O resultado definitivo da briga mais famosa da Internet!

Round 1: Etimologia do biscoito

Biscoito vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa bescuit, que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar.

A prática de assar mais de uma vez se aplica à bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, porque ela vai ao forno quatro vezes.



Round 2: Etimologia da bolacha

Bolacha vem de bolo (do latim bulla, objeto esférico) com o sufixo acha, que indica diminutivo. A palavra holandesa koekje significa a mesma coisa e gerou termos como cookie e cracker.

Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Os produtos brasileiros utilizam, então podemos chamar de bolachas.



Round 3: Legislação

Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera os dois termos como sinônimos. Eles são definidos como: produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias. E, sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio e diz que é mesmo tudo igual.

Round 4: Inserção na língua portuguesa

O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para bolacha é de 1543. Já para biscoito, o registro encontrado é de 1317, ainda na forma bíscoyto. Há quem diga, porém, que biscoito só entrou no português no século 15 – ainda assim, décadas antes de bolacha.



UM PAÍS DIVIDIDO

Como se fala em cada estado do Brasil



O que dizem as fabricantes
Nestlé –A Nestlé entende os dois termos como corretos, porém utiliza biscoito em suas marcas por essa ser uma convenção da indústria brasileira.

Bauducco –Não há um motivo específico para a nomenclatura biscoito, é uma convenção da categoria. Não existe um termo correto, tanto que a legislação utiliza o termo biscoito ou bolacha.

M. Dias Branco -O uso da nomenclatura é uma questão regional. A M. Dias Branco usa biscoito como padrão para definir seus produtos.

Mondelez -Na Mondelez Brasil, os produtos são denominados biscoitos. A justificativa para o uso do termo é que é o mesmo da entidade de classe Anib.

Marilan -Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Pais e filhos, e não é a música do Legião Urbana


8 famosos brasileiros que juram ter visto óvnis ou alienígenas


10 móveis que são pra lá de criativos


18 jogadores com uma vida luxuosa e as vezes extravagante


Todo mundo tem um amigo assim...


Fake - O agregador de links mais Original da Net

Fotos de celebridades antes e depois
16 Roupas chocantes de celebridades em eventos 16 Roupas chocantes de celebridades em eventos
A menina mais linda do mundo
Descubra quem era a mulher mais bonita do mundo quando você nasceu Descubra quem era a mulher mais bonita do mundo quando você nasceu
Roupas chocantes das celebridades
16 Roupas chocantes de celebridades em eventos 16 Roupas chocantes de celebridades em eventos
Gatas do whatsapp
7 lugares do mundo onde estão faltando homens 7 lugares do mundo onde estão faltando homens
Atletas olimpicas brasileiras mais bonitas
Conheça as atletas femininas que deixaram os jogos olímpicos inesquecíveis Conheça as atletas femininas que deixaram os jogos olímpicos inesquecíveis
Fernanda Vasconcellos na vip
Veja Fernanda Vasconcellos como você nunca viu antes Veja Fernanda Vasconcellos como você nunca viu antes

Wete
[Valid RSS]
Aglomerando - Agregador de conteúdo
GeraLinks - Agregador de links